OwlTail

Cover image of Parentalidades

Parentalidades

Apresentado por Leila Correia e Lia Vasconcelos, o Parentalidades é um podcast quinzenal que trata sobre tudo o que envolve criar filhos no século XXI. Acreditamos que não exista apenas uma, mas diversas formas de fazer isso. Por isso escolhemos o termo “Parentalidade” no plural. Curta e ative as notificações para ficar sabendo de novos episódios! Siga a gente no Instagram: @Conecta.Me e @liavasco_educacao.

Weekly hand curated podcast episodes for learning

Popular episodes

All episodes

Warning: This podcast data isn't working.

This means that the episode rankings aren't working properly. Please revisit us at a later time to get the best episodes of this podcast!

Podcast cover

Episódio #40: Alienação parental, com Cila Santos

Nas palavras de Carol Godoi Hampariam, psicóloga, psicanalista e doutoranda em Psicologia Clínica pela PUC de SP, “considera-se alienação parental quando um adulto responsável por uma criança, podendo vir a ser pais, tios, avós, dentre outros, influencia significativamente na maneira desta criança se relacionar com um outro adulto (na maioria das vezes ex-cônjuge), e com isso, a criança passa a nutrir sentimentos hostis e ter comportamentos inadequados em relação a esse outro adulto. Com outras palavras, podemos entender que a alienação parental surge de uma dificuldade de um dos adultos em se separar do outro adulto, e consequentemente, não conseguir lidar com a diferenciação entre o eu-outro, e se esforça para que prevaleça a sua ótica, seus desejos e vontades – mesmo que seja a de vingar-se”. Neste episódio, Leila e Lia tratam de um assunto difícil, mas necessário: alienação parental com Cila Santos, escritora, feminista, produtora de conteúdo e criadora do canal Miltância Materna (Instagram: @militanciamaterna).

59mins

3 May 2021

Rank #1

Podcast cover

Episódio #39: A criança na pedagogia Waldorf, com Juliana Achcar

A pedagogia Waldorf é uma abordagem pedagógica baseada na filosofia da educação do filósofo austríaco Rudolf Steiner, fundador da antroposofia. A pedagogia procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos. O objetivo é desenvolver indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis. Esse é o conceito teórico. Mas o que isso tudo siginifica de forma prática na vida das crianças e da escola que segue essa abordagem? Sobre isso, Leila e Lia conversam com Juliana Achcar. Mãe de gêmeas, ela é pedagoga, mestra em Educação, professora de pedagogia Waldorf e consultura em primeira infância.

47mins

19 Apr 2021

Rank #2

Similar Podcasts

Podcast cover

Episódio #38: Criança e natureza, com Ana Carol Thomé

Você já ouviu falar de crianças com transtorno de déficit de natureza? Essa expressão foi cunhada pelo escritor americano Richard Louv para chamar a atenção para o conjunto de problemas físicos e mentais causados por uma vida desconectada da natureza. Ele escreveu que crianças em contato com a natureza melhoram o desempenho na escola e podem até reduzir os sintomas de distúrbio de déficit de atenção. Mas aí, como fazer as crianças terem contato com a natureza em tempos de pandemia, em que temos que ficar dentro de casa com muito menos contato com o mundo exterior do que antes? Para falar sobre isso, Leila e Lia conversaram com a Ana Carol Thomé, pedagoga, especialista em Educação Lúdica, Psicomotricidade e Educação Inclusiva e idealizadora e coordenadora do programa @sercriancaenatural do Instituto Romã.

50mins

5 Apr 2021

Rank #3

Podcast cover

Episódio #37: Somos mulheres equilibristas, com Marina Morici

Não é segredo pra ninguém que maternidade e trabalho é dos assuntos mais espinhosos que existem. Ter uma carreira bem desenvolvida que traga satisfação e felicidade e ser uma boa mãe são excludentes? É possível equilibrar maternidade e carreira? Como lidar com a pressão por produtividade? Será que todo mundo precisa mesmo encontrar seu propósito? Como ter foco quando se tem tantos pratinhos girando ao mesmo tempo? Sobre tudo isso, vamos conversar hoje com a Marina Morici, psicóloga, especialista em gestão de pessoas e mestre em administração de Recursos Humanos. É consultora de carreira feminina, com foco em equilíbrio pessoal. Ela é também a idealizadora do projeto Mulheres Equilibristas.

55mins

22 Mar 2021

Rank #4

Most Popular Podcasts

Podcast cover

Episódio #36: Capacitismo, com Andréa Werner

Capacitismo pode ser definido como toda expressão de preconceito associado a alguma deficiência e é o tema deste episódio do podcast. Hoje vamos conversar com Andréa Werner, jornalista, ativista e fundadora do Instituto Lagarta Vira Pupa, em 2021. Em 2012, ela começou um blog para registrar suas experiências e vivências como mãe de um menino autista. Theo foi diagnosticado aos dois anos, quando Andréa largou sua carreira em grandes empresas para acompanhá-lo mais de perto. O blog cresceu e logo se transformou numa importante fonte de informação e acolhimento para pais, professores e profissionais da área, e pessoas interessadas em diversidade e inclusão. A partir daí, Andréa começou a organizar eventos inclusivos, rodas de conversa e acolhimento e a lutar por políticas públicas para as famílias com deficiência. As informações sobre os eventos que a Andréa menciona sobre o Dia Internacional da Mulher estão no perfil @lagartavirapupa do Instagram.

33mins

8 Mar 2021

Rank #5

Podcast cover

Episódio #35: Criando filhos leitores, com Emília Nuñez

Infelizmente, o Brasil não é um país leitor. Segundo a pesquisa Retratos de Leitura no Brasil, o brasileiro lê, em média, somente 2,43 livros inteiros por ano. A pesquisa também revelou que o gosto pela leitura está diretamente relacionado à escolaridade mais alta. Mesmo assim, é inegável que estimular o hábito da leitura é importante para o desenvolvimento das crianças. A leitura ajuda a desenvolver a atenção, a concentração, o vocabulário, a memória e o raciocínio. Sem contar que estimula a curiosidade, a imaginação, a criatividade e a percepção sobre sentimentos e emoções. Sem contar que é um momento de conexão que podemos adotar desde que nossos filhos são pequeninos. Para falar sobre os benefícios da leitura na infância, a Leila e a Lia recebem neste episódio Emília Nuñez, autora de mais de uma dezena de livros infantis, entre eles “A menina da cabeça quadrada” e “Brincar de livro”, que ganhou, em 2019, o selo de altamente recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, e a mente idealizadora do perfil no Instagram @maequele. Depois de ouvir, não esquece de compartilhar nas suas redes sociais e com seus grupos no WhatsApp!

51mins

22 Feb 2021

Rank #6

Podcast cover

Episódio #34: Puerpério, com Roberta Arend

O puerpério é o período após o parto até que o organismo da mulher volte às condições pré-gestação. Ele começa com a saída da placenta e termina com a primeira ovulação, que será seguida de menstruação. Sua duração costuma variar, especialmente por conta da amamentação, uma vez que esta bloqueia a ovulação. Assim, mulheres que amamentam têm puerpério mais duradouro. Alguns consideram o período de 45 a 60 dias pós-parto, pois acredita-se que nesta fase todos os órgãos (exceto as mamas) já retornaram às condições prévias, independentemente da amamentação. Essa é a explicação técnica, mas a verdade é que o puerpério é muito mais do que a volta do organismo da mulher ao seu estado pré-gestação. O puerpério é um tsunami em que alterações hormonais, físicas e psíquicas acontecem todas ao mesmo tempo agora. É uma morte e um renascimento. Neste episódio, a Leila e a Lia falam sobre esse período tão maravilhoso e tão desafiador da vida das novas mães (e mães de segundo, terceiro, quarto, quinto filho também!) com Roberta Arend, mãe do Joaquim e da Aurora, arquiteta, doula de gestação e pós-parto, coach, educadora transpessoal e mindfulness e cantora nas horas vagas. Você conhece mais sobre o trabalho da Roberta no Instagram: @roberta_arend.

57mins

8 Feb 2021

Rank #7

Podcast cover

Episódio #33: Um novo olhar sobre a alimentação das crianças, com Fabíolla Duarte

Quando o assunto é alimentação de crianças, toda mãe e todo pai têm muito a falar sobre! Ou porque seu filho come super bem, ou porque come mal, a alimentação, junto com o sono, é das maiores preocupações que temos. Assim que as crianças saem da barriga, temos que encarar os desafios da amamentação: vou conseguir amamentar? Meu leite será suficiente? Meu filho precisará de complemento? Na hora da introdução alimentar, bate aquela ansiedade: será que meu filho vai gostar da papinha? Precisa ser tudo orgânico? E se ele não quiser comer? O fato é que os filhos crescem e nossa preocupação com sua alimentação não termina. São muitas as dúvidas! Nesse episódio do Parentalidades, a Leila e a Lia conversam com Fabíolla Duarte, criadora do Colher de Pau, mãe e educadora que trata da alimentação e comportamento dos bebês à vida adulta como um campo sistêmico e cultural. Ela dá cursos sobre parentalidade e alimentação há quase 10 anos e, nessa conversa, traz muitos insights e reflexões para fazermos no dia a dia. Um episódio para ouvir e compartilhar nos grupos do WhatsApp e nas redes sociais!

1hr 8mins

25 Jan 2021

Rank #8

Podcast cover

Episódio #32: Crianças e telas, com Lu Mendonça

Nós, mães e pais, fomos criados em um mundo que não existe mais. Basta pensar que nossos filhos nascem com telas em seus rostos, já na sala de parto! Então há sempre forças divergentes lutando dentro de nós: se por um lado, sabemos que não podemos impedi-los de ter acesso às telas, por outro, queremos limitar o acesso (com ajuda das recomendações de especialistas) - mas isso, invariavelmente, leva a conflitos quase que diários. Só que aí veio a pandemia do novo coronavírus, e tudo saiu do controle. Crianças de todas as idades passaram a ficar diante da tela branca muitas horas por dia, seja para assistir aulas, seja para socializar com os amigos e familiares e, ainda, se divertir num cenário de mães e pais trabalhando e de isolamento ou distanciamento social. E é sobre crianças e telas o primeiro episódio da segunda temporada do Parentalidades. A Leila e a Lia conversam com Lu Mendonça, psicoterapeuta holística, consultora de pais e mães, especialista em marketing e educação digital, fundadora do app Guardian e mãe de dois. A Lu oferece um desconto para os ouvites do podcast na assinatura do app Guardian, de R$ 16,90 por R$ 8,90 por mês. Basta acessar o site www.appguardian.com.br.

55mins

11 Jan 2021

Rank #9

Podcast cover

Episódio #31: Adoção de filhos, com Adriana Frazão

Segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento do Conselho Nacional de Justiça, existem quase 34 mil crianças e adolescentes abrigadas em casas de acolhimento e instituições públicas por todo o país. Destas, 5.040 estão totalmente prontas para adoção. Na outra ponta, são 36.437 pessoas interessadas em adotar uma criança. Mas por que a conta não fecha? Ainda há muito preconceito quando o assunto é adoção? Quem pode adotar e como é o processo? Neste episódio, a Leila e a Lia conversam com Adriana Frazão (Instagram: @amplie_sua_visão), que é educadora parental, doula de adoção em formação e especialista em Inteligência Emocional pela Escola da Parentalidade e Educação Positivas de Portugal sobre esses e outros temas relacionados à adoção. Um episódio muito informativo e emocionante!

56mins

14 Dec 2020

Rank #10