OwlTail

Cover image of Christo Nihil Praeponere

Christo Nihil Praeponere

Christo Nihil Praeponere (do latim: “Nada antepor a Cristo”) é o podcast do Padre Paulo Ricardo, com homilias todos os dias sobre os Evangelhos proclamados nas Missas e os santos celebrados pela liturgia católica.

Weekly hand curated podcast episodes for learning

Popular episodes

All episodes

The best episodes ranked using user listens.

Podcast cover

Sejamos os ramos do Senhor! (Homilia Dominical.499: Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor)

Sem os sacramentos, sem as procissões, sem a Missa, temos neste Domingo de Ramos e da Paixão a oportunidade única de oferecermos a Jesus os nossos corpos como “ramos espirituais” e unirmo-nos a Ele na grande subida para o Calvário, aclamando-o do fundo de nossos corações: “Bendito o que vem em nome do Senhor”.

30mins

4 Apr 2020

Rank #1

Podcast cover

Paixão de Cristo, #1: A agonia de Nosso Senhor no Horto

Neste primeiro episódio de uma série de meditações sobre a Paixão de Cristo, refletimos sobre a agonia de Nosso Senhor no Horto das Oliveiras: abandonado pelos seus e tomando sobre si os pecados de todo o mundo, Jesus vive os últimos preparativos para o seu sacrifício redentor. Assim como os Apóstolos, nós também não estaremos prontos para sofrer por Cristo se não meditarmos antes sobre o fato de Ele ter sofrido por nós. Dediquemo-nos a esta meditação, sem deixar que as lembranças do passado ou as preocupações do futuro nos impeçam de abraçar as cruzes do presente.

33mins

31 Mar 2020

Rank #2

Similar Podcasts

Podcast cover

Paixão de Cristo, #2: O julgamento religioso de Cristo

Na Paixão, Jesus foi réu em dois julgamentos: no religioso, diante do sumo sacerdote, e no civil, diante de Pilatos. No primeiro, Caifás interroga se Ele pensa ser o Filho de Deus. Ao ouvir um rotundo “sim”, o sumo sacerdote rasga as vestes em sinal de escândalo e acusa o interrogado de blasfêmia. Com isso, Caifás estava, sem sabê-lo, rasgando o sacerdócio do Antigo Testamento, substituído doravante pelo de Cristo, aquele que, sendo verdadeiro Deus e verdadeiro homem, é o Sumo Pontífice entre o céu e a terra.

30mins

31 Mar 2020

Rank #3

Podcast cover

Filhos de Deus, não da mentira (Homilia Diária.1436: Quarta-feira da 5.ª Semana da Quaresma)

Convencer-se de uma mentira é fazer-se escravo do erro, cujo salário não pode ser outro senão o pecado. É por isso que o Senhor chama “filhos do diabo” aos que mentem e aos que não têm em si mesmos a verdade que deveriam buscar. Deixar-se porém iluminar por ela é tornar-se livre para o bem, cujo saldo final é a beleza da virtude: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 1.º de abril, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho.

7mins

31 Mar 2020

Rank #4

Most Popular Podcasts

Podcast cover

“Eu sou o pão da vida” (Homilia Diária.1459: Terça-feira da 3.ª Semana da Páscoa)

Ao se identificar no Evangelho de hoje com o pão da vida, Cristo não está se referindo nem à vida biológica do corpo nem à vida que têm as almas humanas por si mesmas. Refere-se, pelo contrário, à verdadeira vida, à vida sobrenatural que a graça santificante infunde em nossas almas. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 28 de abril, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho.

7mins

27 Apr 2020

Rank #5

Podcast cover

Paixão de Cristo, #6: O povo condena Jesus

Não precisou o mundo esperar pelas democracias modernas para descobrir que o ter as decisões na mão do povo, sobretudo quando está o povo na mão dos demagogos, não é ter garantida a sentença justa. Tanto é assim que, para livrar Cristo da morte, não bastou nem mesmo o “milagre” de duas inimizades de longa data se darem de repente as mãos, uma judia e outra romana, ambas convencidas da inocência do acusado. Foi o povo, tão bem orquestrado pelos de cima como presumido de não estar abaixo de nada nem ninguém, que proclamou furioso a sentença: “Crucifica-o, crucifica-o!”

33mins

5 Apr 2020

Rank #6

Podcast cover

Uma Ceia sem comungantes? (Homilia Diária.1443: Quinta-feira da Semana Santa)

Na noite em que a Igreja celebra a instituição da Santíssima Eucaristia, por circunstâncias alheias à vontade de todos, muitos fiéis não poderão comungar o Corpo e o Sangue de Cristo. Por trágica, porém, que seja a situação, não deve ser motivo de abatimento. A muitos nos faltará, sim, a comunhão física e a vigília diante do Santíssimo; mas não nos faltará nunca, unidos à Virgem Maria, que tampouco pôde comungar na primeira Missa, a comunhão espiritual e a adoração interior a Jesus Cristo. Porque, se com nossos joelhos não podemos estar diante de mais de um único sacrário, com nossos corações podemos adorar o Senhor presente em todos eles! Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta Quinta-feira Santa, dia 9 de abril, e supliquemos ao misericordioso Coração do Redentor: “Vinde, ao menos espiritualmente, ao meu coração”!

18mins

8 Apr 2020

Rank #7

Podcast cover

Festa de São Marcos, Evangelista (Homilia Diária.1457)

Celebramos hoje a festa de São Marcos, Evangelista. Além de ser o autor do segundo evangelho, Marcos foi também companheiro de São Paulo em suas viagens apostólicas e, por seus conhecimentos de grego, ajudante pessoal de São Pedro, servindo-lhe de intérprete e tradutor. O seu caráter discreto, humilde e cheio de ardor apostólico é um chamado a que também nós, auxiliados pela graça, demos testemunho do Evangelho no lugar em que Deus nos colocou e transmitamos fielmente a nossos filhos, familiares, amigos e colegas o tesouro da santa fé católica. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 25 de abril, e venha conhecer um pouco mais sobre a vida de São Marcos!

7mins

24 Apr 2020

Rank #8

Podcast cover

A unção de Maria e as quatro virtudes (Homilia Diária.1440: Segunda-feira da Semana Santa)

Inaugura-se hoje, na intimidade de um jantar em família na cidade de Betânia, a tão esperada Semana Santa, em que se vão realizar os grandes mistérios da nossa Redenção. E para nos armar das virtudes necessárias em tão grave espetáculo, propõe-nos hoje o santo Evangelho, na imolação que faz Maria aos pés de Cristo, quatro documentos: no perfume, a compaixão; no nardo, a humildade; na pureza, a fé; e no preço, a caridade. Armados assim, chegaremos preparados ao Calvário, a fim de permanecermos firmes de pé ao lado de Nossa Senhora e do discípulo amado. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 6 de abril, e não deixe de acompanhar nossas meditações diárias ao longo desta Semana Santa.

6mins

5 Apr 2020

Rank #9