OwlTail

Cover image of Psicologia Cotidiana

Psicologia Cotidiana

Sergio Manzione é psicólogo clínico, administrador, mestre em engenharia da energia, escritor, e semanalmente fala sobre temas da psicologia cotidiana na Rádio Câmara e no portal Muita Informação!, onde são analisados assuntos do dia-a-dia e que têm a ver com todos. Alguns temas são: ciúme, traição, depressão e a família, assédio moral, abuso sexual, medos e fobias, ódio nas redes sociais, inveja, machismo, racismo, discriminação social, bullying, suicídio, mentira entre outros sempre presentes em nossas vidas, direta e ou indiretamente. Mais informações em: https://sergiomanzione.com.br

Popular episodes

All episodes

The best episodes ranked using user listens.

Podcast cover

SÍNDROME DO IMPOSTOR – O que é? Quais são os sinais? Quais as características? Tem tratamento?

1) O que é a Síndrome do Impostor? 2) Quais os principais sinais? 3) É possível identificar quais são as causas? 4) A Síndrome do Impostor tem tratamento? As respostas a essas e outras perguntas estão na coluna semanal “A Voz da Consciência” do programa Café Duplo, que foi ao ar na Rádio Câmara FM em 11/05/2022. Quer saber mais sobre o autor, comentar e dar sugestões, acesse: www.sergiomanzione.com.br ou @psicomanzione (Instagram, Face, Twitter).

15mins

11 May 2022

Podcast cover

PERGUNTAS DOS OUVINTES #52 – Solidão – Comparação com outras mulheres – Sem desejo pelo namorado – Ajuda para quem nega que bebe demais

1. Sinto-me sozinho o tempo todo, será que só serei feliz quando encontrar alguém? 2. Como parar de ficar me comparando às outras mulheres? Sempre acho que elas estão melhores que eu. 3. Não sinto desejo pelo meu namorado há um ano, moramos juntos, será que o relacionamento acabou? 4. Como ajudar meu namorado que tem problemas com o álcool, apesar dele me dizer que não tem? As respostas a essas e outras perguntas estão na coluna semanal “A Voz da Consciência” do programa Café Duplo, que foi ao ar na Rádio Câmara FM em 04/05/2022. Quer saber mais sobre o autor, comentar e dar sugestões, acesse: www.sergiomanzione.com.br ou @psicomanzione (Instagram, Face, Twitter).

14mins

4 May 2022

Similar Podcasts

Podcast cover

DEPRESSÃO - O que é depressão / Causas / Perigo de morte / Prevenção / Tratamento / Depressão X Tristeza / Papel da família

1) O que é depressão? 2) Quais os sintomas? 3) O que pode causar uma depressão? 4) Como é feito o diagnóstico? 5) A depressão tem cura? 6) Existe diferença entre depressão e tristeza? 7) A depressão pode matar uma pessoa? 8) Quais as atitudes para combater a depressão? 9) A depressão e a ansiedade aparecem juntas no mesmo indivíduo? 10) A depressão pode levar a outras doenças mentais? 11) A família ajuda ou atrapalha a pessoa deprimida? As respostas a essas e outras perguntas estão na coluna semanal “A Voz da Consciência” do programa Café Duplo, que foi ao ar na Rádio Câmara FM em 27/04/2022. Quer saber mais sobre o autor, comentar e dar sugestões, acesse: www.sergiomanzione.com.br ou @psicomanzione (Instagram, Face, Twitter).

17mins

27 Apr 2022

Podcast cover

ANSIEDADE COLETIVA – PÂNICO COLETIVO

1) Por que acontece um ataque de ansiedade coletiva? 2) O que fazer para prevenir crise de ansiedade coletiva? 3) A pressão social pode influenciar esses episódios de ansiedade? 4) Conversar ajuda no processo de prevenção? 5) Como a escola deve lidar com temas de saúde mental? 6) Como a família deve lidar com temas de saúde mental? As respostas a essas e outras perguntas estão na coluna semanal “A Voz da Consciência” do programa Café Duplo, que foi ao ar na Rádio Câmara FM em 13/04/2022. Quer saber mais sobre o autor, comentar e dar sugestões, acesse: www.sergiomanzione.com.br ou @psicomanzione (Instagram, Face, Twitter).

19mins

13 Apr 2022

Most Popular Podcasts

Podcast cover

SÍNDROME DE BOREOUT - Depressão causa Boreout ou é o contrário? Síndrome de Boreout X Assédio Moral? Como identificar se tenho a Síndrome de Boreout? Qual o tratamento?

1) Qual a diferença entre Síndrome de Boreout e Síndrome de Burnout? 2) Ambas já são reconhecidas como Doenças Ocupacionais do Trabalho pela Classificação Internacional de Doenças (CID) da OMS? 3) Quem tem histórico de ansiedade, depressão e outras questões emocionais está mais propenso a desenvolver a Síndrome de Boreout? 4) Pessoas que tenham a Síndrome podem terminar influenciando outras pessoas no ambiente de trabalho? 5) Qual o tratamento mais indicado? O afastamento das atividades se faz necessário? 6) As doenças emocionais que afastam as pessoas das atividades laborais ainda são tratadas com muita descrença e preconceito. Como lidar com as piadinhas no ambiente de trabalho, por exemplo? 7) Existem dicas para combater? As respostas a essas e outras perguntas estão na coluna semanal “A Voz da Consciência” do programa Café Duplo, que foi ao ar na Rádio Câmara FM em 16/03/2022. Quer saber mais sobre o autor, comentar e dar sugestões, acesse: www.sergiomanzione.com.br ou @psicomanzione (Instagram, Face, Twitter).

20mins

16 Mar 2022

Podcast cover

PO#51 – Absorvendo problemas dos outros. Desculpa para não ir ao trabalho. Depressão X desmotivação. Sem paciência com os filhos. Medo da demissão. Adulto com medo da mãe.

Perguntas dos Ouvintes #51 1) Tenho notado que os problemas de pessoas próximas, como amigos e familiares, têm me afetado muito e tirado até o meu sono. Até que ponto isso é normal? 2) Todos os dias para me levantar para ir trabalhar é um sofrimento. Uma luta diária onde, às vezes, acabo inventando uma desculpa para ficar em casa. Mas isso só acontece quando o destino é trabalho. Será que estou com síndrome de Burnout? 3) Não sinto aquela tristeza profunda que quem tem depressão diz sentir, mas ando muito desmotivado para fazer as coisas, que antes me davam prazer, como ir à praia. Será que estou doente? 4) Sinto que não tenho mais paciência com os meus filhos. Eu os amo demais, mas tenho vontade de fugir! Será que estou bem? 5) Estou sempre com medo de ser demitido. Não existe nenhum motivo real para esse medo, mas vivo sempre achando que isso pode acontecer a qualquer momento e, às vezes, acabo extrapolando os meus limites para dar conta de tudo. Será que isso pode gerar um problema mental para mim no futuro? 6) Todas as vezes que a minha mãe me chama tem algo dentro de mim que logo se apavora e entra em estado de alerta, ficando, automaticamente impaciente. É como se ela fosse reclamar por algo, mas normalmente esse não é o caso: está apenas pedindo ou comentando algo. Será que adquiri algum trauma da infância pelas tantas vezes em que ela brigou comigo? Já comprou o livro "Viva Sem Aniedade - Oito caminhos para uma vida feliz"? Então acesse e compre: LIVRO As respostas a essas e outras perguntas estão na coluna semanal “A Voz da Consciência” do programa Café Duplo, que foi ao ar na Rádio Câmara FM em 23/02/2022. Quer saber mais sobre o autor, comentar e dar sugestões, acesse: www.sergiomanzione.com.br ou @psicomanzione (Instagram, Face, Twitter).

16mins

25 Feb 2022

Podcast cover

ATAQUE DE RAIVA – TRANSTORNO EXPLOSIVO INTERMITENTE (TEI) / Síndrome do Hulk X Inteligência Emocional / Pode acontecer com qualquer um?

1) As pessoas podem sofrer de ataques súbitos de raiva? Por quê? 2) O que é Síndrome do Hulk? Quais suas características? 3) O ataque de raiva tem a ver com a falta de “inteligência emocional”? 4) Como a pessoa sabe se tem o Transtorno Explosivo Intermitente? 5) Brigas e mortes no trânsito podem ser resultado de ataques de raiva, do Transtorno Explosivo Intermitente, ou da arrogância e orgulho? 6) Como controlar o ataque de raiva? 7) O Transtorno Explosivo Intermitente (TEI) tem tratamento? 8) O TEI atinge qual faixa etária? 9) Crianças que se jogam no chão, gritam, choram, e fazem birra, podem ter o TEI? Não esqueça de conhecer o livro "Viva Sem Ansiedade - Oito caminhos para uma vida feliz". Acesse aqui: LIVRO As respostas a essas e outras perguntas estão na coluna semanal “A Voz da Consciência”, que foi ao ar na Rádio Câmara em 16/02/2022. Quer saber mais sobre o autor, comentar e dar sugestões, acesse: www.sergiomanzione.com.br ou @psicomanzione (Instagram, Face, Twitter).

15mins

16 Feb 2022

Podcast cover

PO#50 - Como é a consulta com o psicólogo / Psicólogo ideal / Coach X Psicólogo X Psiquiatra / Sintomas de Ansiedade

1) Como funciona uma consulta com um psicólogo? 2) Como sei quando encontrei o psicólogo ideal? 3) Coach serve como psicólogo? 4) Como identificar os sintomas de ansiedade? 5) Quem procurar: um psiquiatra ou o psicólogo? 6) Em qual idade podem começar as crises de ansiedade? As respostas a essas e outras perguntas estão na coluna semanal “A Voz da Consciência”, que foi ao ar na Rádio Câmara em 09/02/2022. Quer saber mais sobre o autor, comentar e dar sugestões, acesse: www.sergiomanzione.com.br ou @psicomanzione (Instagram, Face, Twitter).

13mins

11 Feb 2022

Podcast cover

Viva Sem Ansiedade - Sobre o meu livro

Caros amigos(as), este episódio é sobre o meu livro: "Viva Sem Ansiedade - Oito caminhos para uma vida mais feliz", que foi lançado em janeiro de 2022.  o livro foi escrito com o objetivo de ajudar as pessoas, e, portanto, fiz tudo com muito cuidado e carinho. A linguagem é simples e direta, e o livro traz histórias baseadas na vida real. Leia, abaixo, e o "press release", que circula na imprensa. No final do texto, você tem todos os links para saber mais e comprar o livro. Boa leitura.   ”VIVA SEM ANSIEDADE”: livro ensina oito caminhos que levam a uma vida mais feliz Já está disponível no site www.sergiomanzione.com.br o livro digital “Viva sem Ansiedade”, do psicólogo, administrador e palestrante Sergio Manzione, que tem mais de 35 anos de atividades profissionais. A obra é um roteiro da viagem rumo ao interior de cada um na busca do autoconhecimento, que fará o leitor refletir, seguir em frente, e chegar a um lugar onde a ansiedade não entra  O livro, além de indicar o passo a passo para aprender a andar em oito caminhos viáveis para ter uma vida mais feliz, traz 18 histórias, baseadas em fatos reais, contando como as pessoas passam por situações difíceis, e como conseguem superá-las. Para facilitar essa caminhada, há as seções “Como Eu Faço?”, “Possíveis Obstáculos”, e “Agora é sua Vez”, que mostram a melhor maneira de fazer, os problemas no trajeto, e os exercícios para colocar a teoria em prática. Tudo isso escrito em uma linguagem simples e direta para que o tema seja entendido com facilidade. Os oito caminhos apresentados, que também nomeiam capítulos do livro, mostram a direção para o futuro desejável: 1. Veja a situação de outra forma 2. Aprenda mais sobre você 3. Pare de querer ser perfeito 4. Pare de se culpar 5. Domine o pânico 6. Viva o presente 7. Veja o lado positivo 8. Tenha um projeto de vida SOBRE O AUTOR Sergio Manzione é psicólogo clínico, especialista em avaliação psicológica, psicoterapeuta, administrador, mestre em engenharia da energia, e tem mais de 35 anos de atividades profissionais. Sua realização é ajudar as pessoas a serem felizes. Atualmente, atende em seu consultório e on-line, faz palestras, é colunista da Rádio Câmara FM e do Portal Muita Informação. O podcast “Psicologia Cotidiana” tem mais de 145 episódios, e mais de 400 respostas às perguntas dos ouvintes. O site tem vários de seus artigos publicados, vídeos de entrevistas, lives, gravadas, programas de TV, e diversas informações. Link do livro: www.sergiomanzione.com.br Outro Link do livro: https://sergiomanzione.kpages.online/vivasemansiedade Link do livro na Amazon: https://is.gd/livronaamazon Instagram: @psicomanzionehttps://instagram.com/psicomanzione Podcast: http://sergiomanzione.com.br/podcast.html Este episódio foi apresentado ao vivo na Rádio Câmara em 02-02-2022.

14mins

3 Feb 2022

Podcast cover

CORONOFOBIA – O que é isso?

1) O medo do “corona” vírus tem algum registro na literatura científica? 2) Como a gente percebe que está com a coronofobia? Quais são os sintomas? 3) O que podemos fazer para diminuir o pavor de pegar o vírus da Covid? 4) Como a vacina funciona? 5) Mesmo vacinados com as três vacinas em dia, porque ainda achamos que vamos morrer de Covid? As respostas a essas e outras perguntas estão na coluna semanal “A Voz da Consciência” do programa Café Duplo, que foi ao ar na Rádio Câmara FM em 12/01/2022. Quer saber mais sobre o autor, comentar e dar sugestões, acesse: www.sergiomanzione.com.br ou @psicomanzione (Instagram, Face, Twitter).

10mins

13 Jan 2022

Loading