OwlTail

Cover image of Estante BSM

Estante BSM

Um podcast sobre livros para quem não vive só de notícias. Esse podcast faz parte do Jornal Brasil sem Medo. Saiba mais em brasilsemmedo.com

Weekly hand curated podcast episodes for learning

Popular episodes

All episodes

Warning: This podcast data isn't working.

This means that the episode rankings aren't working properly. Please revisit us at a later time to get the best episodes of this podcast!

Podcast cover

Estante BSM #18 - O homem eterno

O Homem Eterno apresenta uma refutação racional a muitas teorias e pensamentos vigentes do final do século XIX e início do século XX. Uma época em que o ateísmo era uma marca evidente entre intelectuais contemporâneos a Chesterton. O autor demonstra a partir de um notável raciocínio e de forma incansável, como todos os opositores ao cristianismo estavam longe de poder inferiorizar ou menosprezar a figura de Cristo, o Deus que se fez homem. No final da obra, constatamos que todos os conceitos e ideias preestabelecidas pelos cientistas e pesquisadores limitaram suas capacidades de entendimento e percepção sobre a ação de Deus na história e na vida do ser humano. Como afirma Chesterton, Cristo veio ao encontro dos pecadores que estavam a Sua procura e sobreviveu aos homens e ao tempo. “A cristandade passou por uma série de revoluções e, em cada uma delas, o cristianismo morreu. O cristianismo morreu muitas vezes e ressuscitou, pois ele possuía um Deus que conhece o caminho para fora da sepultura”. Há algumas semanas, Stefani, Bernardo e Grimaldo já haviam debatido no Estante BSM sobre outro livro de Chesterton, Ortodoxia, sua obra mais famosa. Não deixe de ouvir. E aproveite para comprar o lindo BOX Chesterton da Editora Ecclesiae em nossa livraria, que está com um excelente desconto.

1hr 34mins

27 May 2021

Rank #1

Podcast cover

Estante BSM #17 - Fahrenheit 451

Estefani Onesko debate com Paulo Briguet e Paulo Briguet a distopia clássica de Ray Bradbury Junto a 1984 de George Orwell e Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley, outra grande distopia literária do século XX é Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, publicada em 1953. No livro, o personagem Guy Montag é um bombeiro, mas seu papel não é apagar incêndios, e sim atear fogo nos livros. A sociedade apresentada em Fahrenheit 451 abriu mão da liberdade e do prazer da leitura, passando a consumir apenas as programações de suas televisões ou exercendo a leitura de forma totalmente instrumental. Na história, ambientada numa cidade dos EUA, os livros estão ameaçados de desaparecerem. Todas as obras são proibidas e qualquer indivíduo que possua livros é visto como um criminoso. Montag nunca havia questionado seu trabalho até conhecer uma jovem chamada Clarisse, uma moça de comportamento subversivo para a sociedade que vive, visto que, é uma adolescente que reflete e questiona tudo ao seu redor. A partir do encontro com Clarisse, a vida de Montag não seria mais a mesma.

1hr 35mins

21 Apr 2021

Rank #2

Similar Podcasts

Podcast cover

Estante BSM #16 - Ortodoxia

Stefani Onesko convida Bernardo Küster para uma conversa sobre Ortodoxia, o mais célebre livro de G. K. Chesterton e uma das mais inteligentes e bem-humoradas defesas das verdades do cristianismo. Este livro oferece uma filosofia alternativa à tendência negativa do seu livro chamado Hereges. Muitos reclamaram que em Hereges o autor se limitou a criticar as filosofias correntes sem oferecer uma outra alternativa, este livro, então, surgiu como tentativa de responder ao desafio. Trata-se de buscar uma explicação, não quanto a possibilidade de se crer na fé cristã, mas de como o autor chegou à crença. Trata em primeiro lugar das próprias especulações solitárias e sinceras do escritor e, posteriormente, da maneira surpreendente como que todas elas foram subitamente satisfeitas pela teologia Cristã, levando à percepção, por parte do autor, de que estava diante de um credo realmente convincente.  Chesterton confessou sua atração quando jovem pelas ideias e movimentos do final do século XIX, assim como outros jovens de sua época. Como eles, tentou estar alguns minutos adiantado em suas verdades, mas viu que estava 1.800 anos atrasado. Ao proferir suas verdades, descobriu que estas verdades não eram suas. De acordo com o autor ele só conseguiu inventar uma cópia inferior das tradições já existentes da religião civilizada. Tentou realmente fundar a própria heresia, e quando tinha dado os últimos retoques a essa obra, descobriu que era a Ortodoxia. Não deixe de conferir o lindo box com quatro obras essenciais de Chesterton publicadas pela Editora Ecclesiae, que está com super desconto na Livraria BSM.

1hr 35mins

18 Mar 2021

Rank #3

Podcast cover

A revolução dos bichos

Não percam o novo episódio do Estante BSM, em que Stefani Onesko debate com Paulo Briguet e Silvio Grimaldo a grande fábula política de George Orwell. Cansados de serem explorados, os bichos da Fazenda do Solar se revoltam contra os humanos e, expulsam os proprietários,  dando vida a uma nova ordem fundada sobre o progresso, a justiça e a igualdade.  No entanto, uma vez instaurada a ordem,  os bichos começam a se dar conta de que a igualdade prometida  não vale para todos.  Logo emerge entre eles uma nova classe de burocratas, os porcos, que com astúcia, ganância e prepotência se impõem sobre os demais. A tão almejada revolução degenera a cada tentativa em uma tirania sempre mais opressiva. Não deixe de visitar a Livraria do BSM e aproveitar nossos descontos especiais.

1hr 24mins

17 Feb 2021

Rank #4

Most Popular Podcasts

Podcast cover

1984

No primeiro episódio do ano, Stefani Onesko apresenta e dicuste com seus convidados 1984, o romance distópico de George Orwel escrito há mais de 70 anos e que se apresenta brutalmente atual. Em um futuro próximo, um único soberano governa o estado totalitário da Oceania: o Grande Irmão. Embora nunca tenha sido visto, ninguém escapa à vigilância asfixiante do olho que tudo vê, ao poder da Polícia do Pensamento ou às imposições do Ministério da Verdade. Nada, entretanto, é aparentemente proibido, pois vigora uma única regra: rejeitar as provas materiais que seus olhos e ouvidos oferecem. Nesse clima de vigilância, Winston Smith, funcionário do Ministério da Verdade e encarregado de reescrever a história conforme a versão oficial do Partido, transcorre seus dias na lúgubre cidade de Londres, repleta de manifestos e fotos do Grande Irmão. A princípio um trabalhador e membro exemplar do partido, seguindo tudo à risca e sem sequer levantar uma questão, Winston vai se dando lentamente conta do universo da mentira onde vive até tomar coragem de participar da organização secreta para destruir o partido com Júlia, sua amada. Ambos lutam para manter vivo dentro de si a pequena semente de humanidade que lhes resta, mas já sabem: ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão. Não deixe de conhecer a nova edição de 1984 publicada pela editora Sétimo Selo, disponível na Livraria BSM.

1hr 55mins

31 Jan 2021

Rank #5

Podcast cover

Um conto de Natal

No último episodio do ano, Stefani Onesko e seus habitais convidados travam uma longa conversa sobre o Natal e o clássico de Charles Dickens. Em meio ao frio e à neve da cidade de Londres, à véspera do Natal, todos preparam-se para a celebração do nascimento de Cristo. As donas de casa ocupam-se alegremente com seus assados, os homens, ansiosos, não veem a hora de voltar para casa, e as crianças perdem o sono pensando nos presentes. Apenas uma pessoa não parece feliz com o Natal: o velho Scrooge, homem de negócios sovina, ranzinza e solitário. Ele não vê razão para tanta alegria e inquieta-se, apenas, com a folga que terá de dar ao seu secretário. Mas ele recebe a visita fantasmagórica de Marley, seu falecido sócio, que se arrepende de ter passado a vida atrás do dinheiro. Ele leva Scrooge em uma viagem inesquecível para tentar salvá-lo enquanto é tempo. Publicada originalmente em 1843, a história da redenção do velho Scrooge é sem dúvida o mais célebre conto de Natal e já foi adaptada para história em quadrinhos, filme, peça teatral etc., comovendo adultos e crianças de todas as épocas. Um Conto de Natal e muitas oubras de Dickens podem ser encontradas na Livraria BSM.

1hr 25mins

24 Dec 2020

Rank #6

Podcast cover

Em busca do sentido

Nesse episódio do Estante BSM, Stefani Onesko discute com Silvio Grimaldo, Luciano Oliver e André Assi Barreto, o livro clássico de Viktor Frankl, Em Busca de Sentido. Publicado em muitas línguas, sucessivas edições e milhões de exemplares, este despretensioso texto em linguagem narrativa constitui a porta de entrada para a logoterapia, a “terceira escola vienense de psicoterapia”. Qual o segredo de seu sucesso? Na obra, o psicólogo descreve como sentiu e observou a si mesmo e as demais pessoas e seu comportamento na situação-limite do campo de extermínio nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fazê-lo, toca na essência do que é ser humano: usar a capacidade de transcender uma situação extremamente desumanizadora, manter a liberdade interior e, desta maneira, não renunciar ao sentido da vida, apesar dos pesares. Não deixe de visitar a Livraria BSM e ver outras obras de Viktor Frankl disponíveis.

1hr 30mins

16 Dec 2020

Rank #7

Podcast cover

O Estrangeiro

Em mais um episódio do nosso podcast sobre livros, Stefani Onesko e Silvio Grimaldo discutem com Luciano Oliver e André Assi Barreto um livro perturbador, O estrangeiro, de Albert Camus. Mersault, o protagonista da obra, é um funcionário de escritório, que assiste indiferente ao enterro da mãe, para em seguida apaixonar-se por uma ex-colega de trabalho e se deixar envolver em uma trama de vingança amorosa que lhe é inteiramente alheia, mas cujos acasos o levarão a cometer um assassinato. Mersault representa a crise existencial característica do homem do século XX, uma pessoa indiferente, sem grandes propósitos, avesso às emoções e desiludido quanto ao futuro. É um homem totalmente descrente das instituições que estão presentes no mundo, sejam elas sociais, políticas ou religiosas. A história de Mersault se torna uma espécie de autobiografia do homem do século XX, daquele que defronta-se com o absurdo, questão fundamental do pensamento camusiano. “O estrangeiro não é, enfim, a ilustração ficcional de uma filosofia, mas formula uma sensibilidade, um sentimento de absurdo”. Não deixe de visitar a Livraria BSM, com descontos especiais para nossos leitores. E aproveite, até amanhã, nossa Black Friday, com livros com até 70% de desconto.

1hr 48mins

29 Nov 2020

Rank #8

Podcast cover

A morte de Ivan Ilitch

Stefani Onesko, Silvio Grimaldo, Luciano Oliver e André Assi Barreto apresentam e discutem uma das mais perfeitas novelas da literatura ocidental. Ivan Ilitch, um funcionário público do sistema judiciário russo que acreditava ser um homem especial e comprometido com o papel que desempenhava, afinal, seguia as convenções sociais como acreditava ser o correto. Era um homem que possuía um desejo e interesse descomunal na sua ascensão profissional e no status financeiro. No entanto, quando se depara com uma doença torturante e angustiante, os questionamentos sobre sua vida aparecem. “A Morte de Ivan Ilitch” é uma reflexão poderosa sobre a morte, o nosso denominador comum. Quando a morte se aproxima, a maior parte das pessoas a encaram como algo inaceitável e injusto, mesmo sendo a maior certeza de todas. É como se nós, enquanto seres humanos, precisássemos de justificativas lógicas para aceitar a morte, algo que parece distante de nós, mas certo para os demais. Ivan Ilitch, o personagem principal desta novela de Tolstoi, viveu de um modo a se esquecer que a morte chega para todos e, às vezes, de maneira traiçoeira. A indiferença para com o fim da vida, além da sua própria trajetória lhe custaram a seguinte conclusão, só revelada no leito da morte: a aflição de se saber mortal, ou ainda pior, de constatar ser o protagonista de uma vida sem sentido. Não deixe de visitar a Livraria BSM, sempre com descontos especiais para nossos assinantes.

2hr 38mins

15 Oct 2020

Rank #9

Podcast cover

O Processo

Josef K acorda com a polícia em sua casa e descobre que está sendo processado por um crime que desconhece. Ele não tem acesso aos autos e não sabe sequer qual acusação pesa contra ele. Soa familiar? Esse é o enredo do romance de Kafka discutido em mais um episódio do Estante BSM. Em O Processo Franz Kafka traz a história de um bancário chamado Josef K., um homem que cumpria com zelo seu oficio e que passa a ser processado sem motivo algum por um estranhíssimo sistema judiciário. O drama do protagonista do romance, que luta o tempo todo para descobrir do que é acusado, quem o acusa e com base em que lei a acusação é feita, é o centro da narrativa. Josef K., ao longo de sua busca pela comprovação de inocência, confrontará a impossibilidade de escolher um caminho que lhe pareça sensato ou lógico, visto que o processo de que é vítima segue leis próprias: as leis do arbítrio. O labirinto exemplarmente kafkiano do qual Josef K. tentará se desvencilhar traduz um sentimento que nos diz muito: o de que a razão pode pouco contra a banalidade da violência irracional. Nesse novo episódio do Estante BSM, Stefani Onesko convida Silvio Grimaldo, Luciano Oliver e André Assi Barreto para um bate-papo descontraído sobre um dos mais importante - e mais obscuros - romances do século XX. Não deixe de ouvir, nem de visitar nossa livraria e usar seu cupom de desconte para assinantes do Brasil Sem Medo. Acesse livrariabsm.com.

1hr 59mins

4 Oct 2020

Rank #10